sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Unhas e saúde

Afinal, para que servem as unhas?

Muitas pessoas pensam que só servem para dar trabalho e emprego às manicures, mas as unhas protegem as pontas dos dedos e aumentam a capacidade das mãos ao pegar objetos. Alguns animais possuem garras para se defender e até escavar alimentos para sua sobrevivência e nós temos as unhas.

Elas são formadas por uma proteína chamada queratina, a mesma encontrada na pele e nos cabelos. O que poucos sabem é que as unhas podem revelar o estado de saúde de seu corpo.

Manchas brancas estão vinculadas à uma carência de zinco, já as manchas amarelas são freqüentes em pessoas que fumam muito ou que se submeteram a um longo tratamento com antibióticos. Manchas escuras podem indicar disfunções hormonais e as unhas convexas e sem brilho podem sinalizar a presença de doença cardíaca ou pulmonar.

As unhas estão sujeitas agressões fortes, devido aos detergentes e outros produtos de limpeza, quem tem o hábito de roer, cria um terreno úmido que favorece fungos e infecções. Ainda existem outros fatores agressores que podem danificar e até deformar.

Uma alimentação saudável é fundamental para se ter unhas fortes e bonitas. Dieta rica em proteínas, cálcio e vitamina "A" é muito importante. 
Para as mulheres, entre uma ida e outra à manicure, tire o esmalte algumas horas antes para que suas unhas possam respirar e para que vocês possam observar se estão realmente saudáveis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário