segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O cabelo é sua história

Muito se fala sobre cabelos, cortes, penteados, cores e formas de usar, é uma avalanche de  informações todos os dias.
Não sei se vocês já repararm, mas o cabelo tem um papel  cultural muito importante, suas variações de textura, comprimento e cor, podem sinalizar diversos aspectos, como saúde, feminilidade  e até nível social.
Em quase todas as culturas homens e mulheres apresentam diferenças notáveis de penteado, comprimento e uso estético  dos cabelos, caracterizando sua "tribo".


Na mitologia  grega os cabelos tinham um significado tão forte, que os deuses e personagens místicos atribuíam os seus poderes à eles; Afrodite cobria a sua nudez com a loira cabeleira e Sansão derrotou os Filisteus quando recuperou os seus cabelos preciosos.


Oferecer as madeixas aos deuses representava um ato supremo, por exemplo quando Berenice cortou os seus cabelos e os ofereceu em sacrifício a Afrodite para que seu marido Ptolomeu voltasse ileso da guerra da Síria.


No Egito antigo os faraós tinham as perucas  como formas de distinção social, enquanto que para os muçulmanos manter uma pequena mecha no alto da cabeça era o ponto para que Maomé os conduzisse ao paraíso. E por aí vai...
Os cabelos femininos estão atrelados à sedução, a ponto da  história lhes atribuir o poder de levar os homens a perderem o juízo. Não é à toa que no período da inquisição, as bruxas e  anarquistas eram punidas, com tesouradas nos longos cabelos e  ardiam na fogueira como Joana D'Arc, que além de tudo era ruiva.


De acordo com os historiadores, as francesas passavam uma pasta nos cabelos para clarear, queriam o loiro, que era sinónimo de cuidado e pureza angelical, a qual era retratada nas pinturas.
Quando se fala dos homens, ter a cabeça rapada já foi sinônimo de sabedoria, como sinal de desapego pelos sacerdotes egípcios, e atualmente ficar sem os cabelos não é muito preocupante, está na moda e alguns ficam até muito bonitos.


O cabelo  nos acompanha em  todas as fases da  vida e pode ser usado como marcador delas. Quando se decide mudar por algum motivo, seja por tristeza ou alegria,  o cabelo é  o primeiro a sofrer alguma alteração; todos temos de uma maneira ou de outra, uma história para contar sobre os nossos cabelos, como já foram ou como estão no momento; logo a sua cabeleira é a sua história e também a sua imagem e sua marca pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário