quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Cuide bem dos seus sapatos

Os calçados são, geralmente, peças caras e feitas para durar anos, mas nem sempre é isso o que acontece. A falta de cuidado ou o uso de produtos inadequados para a limpeza podem encurtar a vida dos sapatos.

Existem pessoas que usam equivocadamente, álcool para amaciar o couro, outras que usam até o microondas para secar os sapatos, ou  os deixam espalhados à mercê de pequenos cães  que estão afiando os dentes; e na maioria das vezes, as pessoas não limpam seus calçados depois do uso. O ideal é guardá-los limpos, inclusive a sola, e deixá-los para ventilar antes de guardar.
 
 

Além da limpeza e cuidado, a organização dos pares é fundamental. O ideal é organizar por modelo: sapatilhas, botas, chinelos, sandálias. Você pode colocá-los em saquinhos de TNT ou tela para respirarem ou deixá-los enfileirados no armário.

No caso das botas, se possível, não deixe o cano dobrado. Coloque um papel dentro para que ele fique reto. Sapatos mais caros e delicados, com pedrarias, por exemplo, devem ser guardados nas suas caixas, para ficar mais protegidos. Quando expostos no closet, ficam mais suscetíveis ao acúmulo de poeira, o que pede uma limpeza pelo menos uma vez por mês.

Em uma época em que falamos tanto em sustentabilidade, cuidar bem de suas coisas é fundamental. Se o calçado precisa de uma reforma ou se você simplesmente enjoou do modelo, mas não quer jogá-lo fora, os sapateiros podem dar uma mãozinha e deixá-lo como novo.


2 comentários:

  1. Estou precisando organizar os meus. Deu uma inveja deste closet!!! ...rs...
    Você podia dar umas dicas dos materiais mais adequados para limpá-los! Bjks!

    ResponderExcluir
  2. É de dar inveja mesmo!!!!
    Vou aproveitar sua sugestão e fazer um post.
    Beeijo.

    ResponderExcluir