segunda-feira, 14 de março de 2011

Xadrez

Mais em alta do que nunca, o xadrez está nas coleções dos estilistas mais importantes do mundo, é democrático e fashion.

A estampa faz parte da história há muitos anos, todos conhecemos os Kilts, saiotes usados pelos escoceses no sec. XVIII e que ainda fazem parte do guarda roupa  moderno.


Mas nem todo mundo sabe que foi a visionária Coco Chanel, que introduziu o xadrez na moda feminina, lá pelos idos de 1916. Antes a estampa era usada apenas em trajes masculinos. Como Chanel sempre gostou de trazer o universo masculino para suas criações, passou a usar o xadrez em suas roupas. O tradicional casaquinho de lã com trama quadriculada, está presente nas coleções da marca até hoje.
Existem alguns estilos diferentes de xadrez:

*Tartan: o famoso xadrez dos saiotes usados pelos escoceses, mais comum em vermelho, mas podendo variar em outros tons, idendificando assim os diferentes clãs do país.



*Príncipe de Gales: Com trama mais fina, geralmente em tons neutros, ganhou fama por ser usado pelo prícipe de Gales, Eduardo VII da Inglaterra, no sec XIX.


*Burberry: Foi criado pela grife inglesa Burberry no início do sec XX. Inspirado no Tartan, tem como marca registrada as cores bege, vermelho, preto e branco.


*Vichy: Lembra as toalhas de piquenique e surgiu na cidade francesa de mesmo nome. Essa estampa ficou famosa depois de ter sido usada pela musa Brigitte Bardot em seu casamento com Jacques Charrier, em 1959.


*Madras: caracterizada por ser uma estampa irregular com listras de diferentes espessuras e cores. Teve sua origem em Madras na India e  foi usada inicialmente  por pescadores, exatamente  por ser de tecido leve.


*Argyle: padrão de losangos multicoloridos, estampa inspirada no Tartan, foi uma padronagem clássica de meias masculinas. Inicialmente tricotado à mão, hoje é industrializado e estampa diferentes peças.


*Pied-de-Poule: padronagem clássica que tem esse nome porque reproduz um pé de galinha (em francês pied-de-poule). Foi  uma padronagem muito usada por Christian Dior. Mais conhecido no preto e branco, mas pode aparecer em diversas cores.



4 comentários:

  1. Tia Lilia,
    o xadrez ta em alta na moda, logo virá os Kilts para os homens do resto do mundo!?

    ResponderExcluir
  2. Olá "anônimo"!
    Os saiotes Kilt estão aí há muito tempo,se não pegaram até hoje, acredito que não irão fazer parte do armário masculino do resto do mundo, só na Escócia, assim mesmo como traje típico.
    Alguns atores de origem escocesa como Sean Connery, às vezes aparecem usando o traje em ocasiões especiais, mas nada além disso.
    Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  3. nossa Lília,
    adorei esse post, muito exclarecedor!
    Ja tinha visto muito todas essas estampas, mas nao sabia suas histórias...

    Apesar de eu estudar Design de Interiores, adoro o universo da moda!

    Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  4. Olá Ulisses!
    Que bom que gostou do post e do blog, fico feliz!
    O universo da moda é muito atraente mesmo, e também exerce uma certa influência na sua área, que eu acho super interessante.
    Obrigada pela visita, volte sempre!

    ResponderExcluir