quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Saber ouvir

A comunicação (falar e ouvir) é extremamente importante para um bom relacionamento entre as pessoas. Diversas opiniões são apresentadas sobre o conceito de comunicação, mas o que devemos ter sempre em mente, é que um comunicador é antes de tudo um bom ouvinte.

Ouvir, normalmente é  muito mais difícil do que falar. Ser um bom ouvinte deve fazer parte de nosso dia a dia, da nossa regra de boa convivência.

O que as pessoas mais desejam é ser ouvidas, comprendidas e respeitadas. A partir do momento que elas percebem que estão sendo compreendidas sentem-se mais a vontade para aceitar o seu ponto de vista.

Algumas pessoas têm a capacidade de fazer com que qualquer pessoa que lhe dirija a palavra, se sinta especial, única naquele momento.

Em geral as pessoas fazem cursos para aprender a falar objetivamente, mas uma pequena minoria se preocupa como receber as mensagens que lhe são transmitidas. A dificuldade de falar  do outro, pode significar muita coisa, timidez, medo de se expressar, e isso pode fazer com que você perca boas oportunidades por não saber ou não ter paciência para escutar.

Em primeiro lugar, olhe nos olhos quando fizer uma pergunta, transmitindo segurança à outra pessoa. Faça uma pergunta de cada vez, dê tempo para que a outra pessoa responda. Demonstre que está verdadeiramente prestando atenção; ajude seu interlocutor a sintetizar o raciocínio e o incentive a fornecer mais informações, se realmente for necessário.

Evite interromper e escute tudo antes de manifestar sua opinião. Quem sabe somente no final da explicação vem o que realmente lhe interessa?

Ouvir corretamente é uma habilidade, e ela deve ser conquistada com tempo, paciência e muita prática; faz parte da competência de quem quer alcançar o sucesso.


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