segunda-feira, 11 de abril de 2011

Tweed

Esse tecido quente de origem escocesa, sempre está presente quando chega o inverno. Normalmente a sua tecelagem é feita no ponto sarja, mas pode ser feita também em outras variações de ponto, mas  sempre tecido na lã. Há uma grande variedade de Tweeds, alguns são estreitamente tecidos com fios macios e suaves, outros com fios mais duros e resistentes.

Foi criado ao longo das margens do rio Tweed, que separa Inglaterra da Escócia, de onde vem o nome; também é conhecido por lá como Tweel. Foi muito usado nas atividades ao ar livre, especialmente para caça.

Em 1928, Coco Chanel deu um tratamento melhor e mais sofisticado ao tecido, trazendo para o guarda roupa feminino, quando criou o famoso tailleur de tweed. À partir de então, passou a ser um dos ícones da Maison Chanel e ainda está presente nas coleções da marca.











Outras confecções também usam o tecido em suas coleções, conservando o modelo original (Chanel) ou adaptando à sua proposta.  Mas não importa o modelo do casaco ou blazer, qualquer peça do tecido, dá um ar sofisticado à produção; a formalidade da peça se transforma em casual e despojada, quando combinada com jeans, couro, regatas, camisetas de malha ou  de seda. Vale à pena investir, pois é uma peça eterna. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário