sexta-feira, 1 de abril de 2011

A primeira impressão é a que fica?!?

Quando você entra em um ambiente, seja ele qual for, festa ou  reunião de trabalho, antes mesmo que você inicie uma conversa; as pessoas ao redor já te observaram e guardaram as primeiras impressões à seu respeito. Acredite se quiser, mas 10 segundos é o tempo necessário que uma pessoa gasta para construir sua imagem, que pode ser para sempre.

Por isso, é muito comum você escutar de alguém: " Nossa, a primeira vez que te ví, te achei tão metida...", ou "te achei tão simpática..."

Aparência, gestos, postura, modo de sorrir, sentar, carregar a bolsa ou mesmo o tom de voz usado num simples cumprimento, podem dizer muito sobre alguém. Todos somos sensíveis à essas impressões externas e construímos pré-julgamentos em relação aos outros.

Existem aspectos da maneira como cada um se comporta que são mais difíceis de mudar (mas não impossíveis), são inerentes à personalidade da pessoa, entretanto, há outros tipos de expressão corporal e gestual que podem  e devem ser treinados, visando um comportamento mais leve, harmonioso.

Ter uma expressão corporal elegante, é  tão importante quanto a roupa que você usa. Não adianta desfilar com uma bela roupa e andar com a classe de um pingüim, ou falar como se estivesse com um megafone ligado o tempo todo.

Existem muitos fatores, que se não forem observados e trabalhados, podem passar uma impressão errada ou deselegante. Vamos falar de alguns:

*Roupas muito apertadas: ao  observar uma pessoa que não parece estar vestida, mas sim empacotada; você pode notar que o desconforto gerado pelo aperto das roupas, tiram a naturalidade e leveza dos movimentos, deixando-os mais grosseiros. Preste atenção em uma mulher que esteja usando um vestido muito justo, toda hora ela puxa daqui e dalí, para tentar colocar as partes do corpo que sobram para dentro da roupa.  Por mais linda e sensual que possa ser a mulher, é estéticamente feio e deselegante.



*Saltos inseguros: não há nada pior do que um salto ou plataforma que não me confere uma sensação de segurança, alguns parecem mesmo uma arma. Embora muitas mulheres abdiquem disso em prol da beleza dos sapatos, acho necessário alertar que uma mulher insegura não tem um andar bonito. Podemos dividir essas mulheres em dois grupos, as que andam parecendo um soldado com as pernas super rígidas e as que andam desconjuntadas parecendo que vão desmontar em cima do salto a qualquer momento. Você já deve ter observado também, algumas mulheres andando na rua com o salto completamente torto, dando a impressão de que vai quebrar; além de deselegante, é perigoso.



*Cuidado ao sentar: talvez pelo conforto da calça jeans, temos visto muitas moças, e mesmo mulheres, sentadas de qualquer jeito, pernas  abertas, pés em cima das cadeiras (em Shoppings é muito comum), braços completamente soltos  ou apoiando a cabeça, ostentando uma postura de cansaço e desinteresse, completamente desajeitada. Pode parecer frescura, mas a postura ao sentar é muito importante em qualquer situação. Cruzar as pernas ou mantê-las coladinhas uma à outra e pousar levemente as mãos sobre as pernas, já vai fazer uma grande diferença, experimente.




*Modere o tom de voz: se existe uma maneira rude de invadir o espaço do outro, é falar alto. Acho desrespeitoso e deselegante. Os ocupantes das mesas vizinhas à sua no restaurante ou barzinho, não precisam saber o que você está falando, e geralmente nem estão interessados. Pelo contrário, acabam ficando incomodados. Se você tem naturalmente um tom de voz alto, procure moderá-lo, nunca é tarde para melhorar. Concordo com Constanza Pascolato, quando diz em seu livro Confidencial: "Nunca conhecí ninguém realmente elegante que falasse alto."


Existem muitos outros fatores que podem construir ou descontruir sua imagem, se você se interessar pelo assunto, já pode começar por esses que falamos, que à princípio são os mais observados no dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário