sexta-feira, 22 de abril de 2011

Ovos de Páscoa

De todos os símbolos da Páscoa, o ovo de chocolate, é sem dúvida, o mais apreciado. E para não perder o costume, vamos saber onde tudo começou.



A tradição de presentear com ovos (de galinha), é muito antiga. Na Ucrânia, por exemplo, centenas de anos antes de era cristã, já se trocavam ovos pintados com motivos de natureza, esses ovos que  são conhecidos como Pêssanka, eram dados aos amigos  em celebração à chegada da primavera.


Os chineses também tinham o hábito dar ovos uns aos outros para comemorar a chegada da mais bonita estação do ano. Para deixá-los coloridos, eram cozidos junto com beterrabas.

Os cristãos se apropriaram da imagem do ovo para festejar a Páscoa, quando celebramos, até hoje,  a ressurreição de Jesus Cristo. Na época, os ovos, geralmente de galinha, gansa ou codorna, eram pintados com imagens de figuras religiosas.

Na Inglaterra, século X, os ovos ficaram ainda mais sofisticados. O rei Eduardo I  costumava presentear a realeza e seus súditos com ovos banhados em ouro ou decorados com pedras preciosas. Não é difícil imaginar por que esse hábito não teve muito futuro.




Mas os ovos não eram para ser comidos, eram apenas um presente que simbolizava o início da vida. A tradição continuou durante a Idade Média entre os povos pagãos da Europa. Foram necessários mais 800 anos para que, no século XVIII, confeiteiros franceses tivessem a idéia de fazer os ovos com chocolate.

Para nossa curiosidade, os ovos de Páscoa mais famosos do mundo, também não são  de comer,  um joalheiro russo, Carl Fabergé, fez seus ovos de ouro, prata e pedras preciosas. Abertos, revelavam pequenas imagens de pessoas, animais, plantas ou prédios, e eram dados como presentes pelo imperador russo aos amigos.





Hoje temos centenas de ovos de chocalate para escolher como presentear aos amigos, e a cada dia surgem mais e mais novidades. A  La Maison Du Chocolat, por exemplo, é uma das mais inovadoras, e apresenta cada modelo de ovo mais sensacional que o outro. Por aqui também temos chocolates deliciosos  com apresentação sofisticada, vale à pena pesquisar, pois às vezes não é muito mais caro que os industrializados.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário