quinta-feira, 5 de maio de 2011

Retrô ou Vintange??

Enquanto o mundo caminha em direção ao futuro, a moda volta ao passado para buscar inspiração.

As capas de revistas e editoriais de moda, atualmente transbordam imagens e palavras que remetem ao vintage e ao retrô. Mas o que realmente significa cada uma dessas palavras?
 
Cada geração, cada década ou  cada período foi marcado por um movimento cultural diferente. E a moda esteve sempre lado a lado com cada um desses movimentos. O hippie, o punk, o new wave, o minimalismo da década de 90, todos  os estilos marcantes que fizeram história.

Reler e interpretar cada um desses períodos vai, com certeza, ser o estilo desta década. A moda de hoje está passeando desde a década de 20 até os últimos dez anos, deliciando o olhar fashion de todos com uma releitura contemporânea de todas as tendências  que viraram o mundo de ponta cabeça.

O que mais temos escutado ultimamente é  moda retrô  e vintage, mas muitas pessoas escutam, repetem, sem saber exatamente o significado correto dos termos. Para não  ter mais dúvidas, vamos esclarecer:



Original/vintage

*Vintage: é uma palavra emprestada dos vinhedos onde a melhor tradução seria "boa safra", algo como um lançamento que tem características especiais, e que muitas vezes não era clássico e nem tão antigo assim. Normalmente as peças  vintage são de marcas famosas dos anos 60 e 70…
Uma peça considerada vintage, é a  que mesmo possuindo várias décadas, continua em perfeito estado de conservação. Podemos dizer que são peças realmente antigas, originais, que podem ser encontradas em brechós ou no armário da sua avó. E para ser classificada de vintage, uma peça precisa ter pelo menos duas décadas de existência.



Releitura/Retrô

*Retrô: significa "para trás", "dentro após épocas", a moda retrô em poucas palavras é uma releitura do passado, uma retrospectiva do que já foi visto. Portanto, nada mais é do que o relançamento de uma moda, ou seja uma peça nova com estilo e modelagem que remetem aos anos 40, 50, 60 ou qualquer outra época que esteja sendo relembrada.

A brincadeira agora é misturar o novo e o velho, o alto e o baixo, o simples e o chique e fazer com que tudo isso combine com sua realidade e seu estilo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário