quinta-feira, 12 de maio de 2011

Almoço de negócios


Nesse momento, é fundamental causar uma boa impressão. Você está representando sua empresa ou seu interesse, portanto deve se comportar muito bem, com extrema educação.

Fechar um  negócio ou estreitar os laços é o objetivo, um deslize pode colocar tudo a perder. Não se descuide das atitudes que podem fazer diferença ao seu encontro. A etiqueta  para eventos como este (empresarial), não difere muito da etiqueta geral. Vejamos algumas dicas, que para você podem passar despercebidas, mas para o outro podem ser importantes:

• Escolha um  restaurante ideal, um local mais tranqüilo, onde a conversa se desenvolva de forma natural e todos participem sem a necessidade de alterar o tom de voz. Diz a etiqueta empresarial, que o ambiente escolhido deve ser de acordo com a importância do convidado e do negócio a ser discutido; se quiser impressionar bastante,  capriche, mas se não houver necessidade de um lugar tão sofisticado, escolha um restaurante que você já conheça o serviço; evitando surpresas desagradáveis.

• Chegar antes do seu convidado, é de extrema necessidade. O horário e a localização do restaurante devem ser  mais adequados ao seu convidado. Assim, com ele menos estressado, pelo trânsito e tempo limitado, estará mais aberto a aceitar suas apresentações. Organize com atenção esses detalhes.

• Se você e seu convidado estiverem usando terno, a etiqueta empresarial diz que você não deve tirar o paletó, se o  convidado o fizer; daí então você pode fazê-lo em seguida.  As mulheres devem usar roupas apropriadas para um almoço de negócios, sem decotes ou grandes fendas nas saias. Discrição e elegância acima de tudo. A atenção deve estar voltada para o negócio e não para você.

•  Antes de tudo, desligue ou deixe seu  celular no modo silencioso, quem realmente precisar falar com você, ligará novamente ou deixará uma mensagem. Só atenda se for uma ligação de muita importância.

• O uso de laptops ou notebooks na mesa de almoço é proibido, se for de extrema necessidade, espere para fazê-lo depois do cafezinho.

• Coma devagar e evite ficar olhando para os lados, mostre que está atento ao assunto e que seu convidado não está perdendo  seu tempo ao almoçar com você. Converse também sobre assuntos atuais, mas jamais sobre sua vida pessoal. Fale o suficiente, deixando que seu convidado também o faça.

• Tente limitar esse encontro em no máximo duas horas, tanto você como seu convidado têm outros compromissos, mas pode variar de acordo com a necessidade, com a quantidade de pontos a serem esclarecidos. Tente não extender muito esse tempo.

• Como na etiqueta geral, quem convida é quem paga a conta; o ideal é que você combine antes com o garçon, ou dê uma saída rápida da mesa para tal fim; o importante é não deixar seu convidado constrangido.

Seguindo essas regras, o cafezinho pode selar um grande negócio ou no mínimo o início de um excelente relacionamento comercial,  deixando portas abertas para novos interesses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário