terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Dress code masculino

Os convites para os eventos, tem deixado os convidados um tanto embaraçados em relação ao que vestir. Os termos que dão referência ao código de como se vestir (dress code), estão variando muito. Até pouco tempo, eram usados apenas os termos: passeio, passeio completo e blacktie. Hoje os convites estão vindo com vários códigos que confundem, mas na realidade acabam sugerindo as formas clássicas de vestir.

O  dress code que deveria esclarecer, acaba deixando mais dúvidas. Nada pior do que se sentir vestido demais ou de menos.

* Esporte / casual / sport casual / sem gravata:

É indicado para eventos sociais, geralmente  durante  o dia, ao ar livre ou mais casuais, como almoços de negócios, aniversários e churrascos da  empresa.  Calças de brim ou jeans estão liberadas na produção, e dependendo da casualidade do evento, cabe até usar bermudas mais estilosas, combinadas com camisas esportivas ou pólo. Mas preste atenção, se você recebeu um convite impresso, já revela um pouquinho de formalidade. Se estiver frio, aposte em jaquetas, suéteres ou blazers  de tecidos apropriados , não aproveite para usar  o blazer de terno; normalmente os tecidos de terno não combinam com uma calça de brim. Complete o visual com mocassins ou sapatênis.


* Passeio /esporte fino / alto esporte / tenue de ville:

Um pouco mais formal, indica que a formalidade já elevou um pouco, mas ainda não é necessário o uso de gravata. O jeans deve ser substituído por calças de tecidos como gabardine ou sarja (os mais jovens ainda podem usar o jeans), combinado com camisa e blazers.  Nos pés, sapato social ou mocassins em ótimo estado.


*Passeio Completo /social / escuro / com gravata:

É o mais comum em convites de casamentos, formaturas, premiações e jantares especiais. Recomenda-se uso de tecidos mais nobres. O costume (calça e paletó) escuro, camisa social e gravata formam a combinação ideal para esse tipo de ocasião, além de sapato social e cinto. O terno (calça, paletó e colete) é outra alternativa. Lembre-se de que os costumes claros só são usados para eventos durante o dia, à noite os
escuros, marinho, chumbo bem escuro  e preto  não tem erro.


*Gala /black-tie / à rigor:

Festas com muito glamour, dignas de tapete vermelho, exigem esses trajes. O uso de smoking é obrigatório, além de sapatos de amarrar pretos, de verniz ou couro liso extremamente lustrado. Cetim na lapela do blazer,  gravata borboleta e camisa branca com pregas na frente são alguns  detalhes que podem ser usados nessa ocasião especial.


* Creative Black-tie:

 Permite um pouco mais de liberdade, e como o nome já diz, um pouco mais de  criatividade no traje de gala tradicional.


Atualmente, outras variações podem vir impressas nos convites, como: venha fashion, arrumadinho, chique ou outros termos. Se você não conseguir decifrar o dress code, a melhor saída é perguntar ao anfitrião ou organizador do evento para não correr o risco de errar.

Um comentário: