quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Comporte-se nas festas

Regras de etiqueta existem para facilitar o bom relacionamento entre as pessoas, especialmente as que não se conhecem muito bem. As festas de final de ano não ficam de fora, hábitos e cuidados específicos para o Natal existem e são bastante valorizados por anfitriões em todo o mundo.


Saber como se comportar em uma festa de Natal ou em qualquer outra, pode evitar muitos aborrecimentos, e  também não deixar você  ficar com a sensação de que a festa perdeu o seu encanto por causa de uma gafe.

* Resolver contratempos sem perder a elegância, faz parte da boa educação.

*  Se foi convidado(a) de última hora para uma comemoração de Natal na casa da sogra ou com a família de amigos que você não tem muita intimidade, não se preocupe em acertar o presente, mesmo porque você não conhece a pessoa direito. Mas nunca se esqueça de levar uma lembrança para a dona da casa, nem que  seja um vaso de flores, uma caixa de chocolates, cupcakes ou coisas do gênero. Afinal ela abriu a casa para você em uma ocasião íntima.
 
* Certifique-se do horário certo do início da festa, nunca chegue atrasado, principalmente se for a primeira vez que vai à casa do anfitrião.
 
* Se você foi convidado para uma festa onde conhece poucas pessoas, lembre-se de que deve demonstrar simpatia. Não se envergonhe, converse e se apresente para as pessoas, mas evite exageros com álcool e exibicionismo.
 
* Na mesa, não "fuce" a travessa para pegar o melhor pedaço ou apalpe as frutas para escolher uma para comer. Ah, também espere a anfitriã dar a dica de que já pode se servir.
 
* Um elogio sempre é bem-vindo. Seja à decoração ou aos pratos servidos pelo anfitrião. Porém, não exagere, as pessoas percebem quando estão sendo bajuladas. Ao parabenizar a anfitriã pela comida, escolha bem as palavras, pois você pode estar elogiando o único prato que ela comprou fora. Se isto acontecer, naturalmente, peça o nome do restaurante ou delicatessen e elogie a escolha.
 

* Jamais seja o último a sair da festa, nessa época as pessoas ficam exaustas com os preparativos, e é de bom tom sair um pouco antes que os íntimos ou só a família fiquem reunidos.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário