segunda-feira, 11 de julho de 2011

Queda de cabelo no inverno

Não sei se acontece com vocês, mas no inverno o meu cabelo cai mais que o normal. Preocupada, fui esclarecer com minha dermatologista, e ela de cara me apontou uma das principais causas de queda dos fios no inverno: a temperatura da água muito quente. Apesar de aconchegante, a alta temperatura potencializa a ação do cloro e de outros metais existentes nas tubulações, acelerando a produção das glândulas sebáceas, aumentando então a oleosidade dos fios e a presença de fungos, que favorecem a queda, caspa e seborréia. Portanto o ideal é utilizar água morna, o que para mim é impossível nessa época do ano.


Outro fator de peso, é o tipo de alimentação, os alimentos que ingerimos no inverno, geralmente mais calóricos, aumentam a produção sebácea, formando mais óleo no couro cabeludo, inibindo a oxigenação e obstruindo o poro piloso.
Se você, assim como eu, não consegue deixar de tomar banho quente, nem de comer pratos calóricos, gratinados, chocolate quente e outras delícias do inverno, aguente a queda dos cabelos e faça uma receitinha caseira, que eu ainda não experimentei, mas me disseram que funciona: pegue um maço de hortelã, centrifugue com meio copo de água filtrada e coe muito bem. Após lavar os cabelos normalmente, aplique 20 gotas no couro cabeludo e massageie sem enxaguar. O que sobrar da solução, pode ser  conservado em geladeira e usado na próxima lavagem. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário