terça-feira, 27 de setembro de 2011

É fogo

Muito triste os incêndios no Parque Estadual do Rola Moça, no Parque do Curral e Mangabeiras. Como todos sabem e têm acompanhado nos noticiários, já foi destruída uma área absurdamente enorme desses parques, no  da reserva do Rola Moça, a área é  correspondente a 3.153 campos de futebol.

* Fotos Uol

 
Mais triste ainda em saber que o fogo começou porque alguém acendeu, direta ou indiretamente. Indiretamente porque algum distraído pode ter jogado uma guimba de cigarro na estrada (BR-040), e daí o fogo alastrou destruindo até agora, 80%  de uma das mais importantes  reservas ambientais do país.

*Fotos Ilana Lansky
E nos parques municipais, de acordo com o diretor de parques, Homero Brasil, "testemunhas viram um grupo de rapazes ateando fogo à vegetação com fósforos pouco antes do incêndio começar por volta das 12h30 de domingo", mas até  ser comprovado se foi criminoso ou não, o fogo já destruiu milhares de hectares, onde se misturavam exemplares de Mata Atlântica e Cerrado e onde também viviam animais ameaçados de extinção como a onça parda, a jaguatirica e o lobo-guará.
*Fotos Ilana Lansky
Moradores dos condomínios no entorno dos parques, estão com suas casas ameaçadas, alguns já tiveram que abandonar suas residências, e  assistem com o coração partido  ao espetáculo de terror, como vocês podem comprovar no vídeo acessando o link abaixo. Alguns tentam heróicamente ajudar os bombeiros, com baldes e mangueiras, mas o vento forte espalha o fogo muito depressa.
Onde anda o bom senso e a responsabilidade desses rapazes, ou mesmo dos fumantes que jogam os tocos de cigarro pela janela do carro? Uma brincadeira de irresponsáveis e a falta de educação de alguns, também entrarão para a galeria de crimes impunes do nosso desacreditado país.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário