terça-feira, 24 de julho de 2012

E como é que fica a história?

Lí uma noticia no Daily Mail online, que me deixou um tanto atrapalhada em relação à historia da indumentária. A notícia é sobre um achado arqueológico.  Foram encontrados nos porões do castelo  Lengberg, em East Tyrol (Áustria) , diversos fragmentos de roupas e outros detritos, datados do século XV. Entre eles,  um conjunto de  calcinha e  soutien que parecem mais modernos do que nunca.

*Castelo Lengberg


Pensam os pesquisadores,  que eles foram enterrados quando o prédio do castelo foi ampliado em 1480 , e que as condições excepcionalmente secas do porão onde ficaram por todo esse tempo, não deixaram que as  peças se desintegrassem totalmente ao longo dos séculos.

Beatrix Nutz, a pesquisadora  que fez a descoberta, inicialmente enfrentou ceticismo por parte dos colegas e historiadores, mas  a datação por radiocarbono e outros  testes confirmaram suas suspeitas.

O que se sabia através da história, é que as mulheres desta época usavam camisolões como roupa íntima, e que a calcinha só surgiu no final do  século XVIII, e ainda que o soutien só apareceu há cerca de cem anos.

Hilary Davidson, curadora de moda no Museu de Londres, disse que a descoberta "é  uma surpresa e que reescreve totalmente a história"; e ela tem toda razão.

 Mesmo com o material desgastado pelo tempo, dá para ver nas fotos, que o conjunto não parece nunca ser de uma época tão distante.



Nenhum comentário:

Postar um comentário