segunda-feira, 13 de junho de 2011

Santo casamenteiro

No dia 13 de junho é festejado o dia de Santo Antônio, popularizado como o santo casamenteiro. Quem quer se casar, arrumar namorado ou até mesmo uma simples paquerinha, recorre ao santo para ter o pedido atendido.


Conta a história que ele, Antônio, ajudou uma moça pobre a se casar. Ela não tinha dinheiro para o dote e então ele lhe disse que tivesse persistência e fé. Pouco tempo depois surgiram, milagrosamente, moedas de ouro em sua casa e a moça realizou seu sonho, casando-se logo depois.
 
No Brasil e em Portugal, acredita-se que ele é milagroso e que 13 de junho, data em que é celebrado o seu dia, é também, dia de fazer simpatias e deixá-lo de "castigo", para chamar sua atenção. A verdade é que o santo é um dos mais populares do Brasil e, com a fama de "casamenteiro", ele tem uma legião de devotas. Não pense que o perfil de devota ou simpatizante de Santo Antônio é de uma senhora com idade avançada que ainda não arrumou o seu marido e não sai da igreja. Ele é mais popular entre as mulheres jovens, modernas, que trabalham, gostam de moda e não abrem mão da forcinha do Santo.



Mas nem só de casamentos é feita a agenda de Santo Antônio. Ele também é o padroeiro dos humildes. Frade franciscano, ele distribuía alimentos a quem passava fome. Daí surgiu o "pão dos pobres", também chamado de "pãozinho de Santo Antônio". Muitas pessoas têm o costume de colocar o pãozinho dentro de potes de farinha ou na despensa, para que nunca falte comida em casa, e que o Santo as abençoe com muita fartura.

 
Se você acredita, aproveite a data pedindo uma mãozinha ao Santo casamenteiro, para  encontrar um grande amor. Se der certo, depois me conte o resultado, é no mínimo divertido!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário