quarta-feira, 22 de junho de 2011

Moda Upcycle

A moda é uma das expressões culturais mais importantes da nossa sociedade e através dela, podemos difundir novas tendências, disseminar informações e enviar mensagens para muita gente. A moda pode também modificar hábitos, e baseada nestas informações, a moda "verde" vem crescendo cada vez mais, pena que ainda no cenário internacional. Claro que temos aqui algumas confecções que adotam tecidos reciclados, tingem com tintas 100% naturais e algumas outras poucas iniciativas.

Muitos estilistas, principalmente os lá de fora, estão investindo na moda Upcycle, que coloca no topo da cadeia, materiais que estavam perto do fim de sua vida útil.




A argentina Eva Zingoni, por exemplo, criou a sua etiqueta em 2009, depois de passar dois anos na Ralph Lauren e seis na Balenciaga. Sua grife, que é radicada em Paris, tem como princípio usar tecidos de estações passadas que outras marcas não aproveitaram. “O mais difícil é construir uma coleção estruturada com matéria-prima limitada. É muito complicado não ter liberdade de escolher as cores e os tecidos. Tenho de comprar todo o estoque! É um pacote inteiro e eu não posso escolher o que tem dentro”, diz. “Percebi a importância de reciclar quando trabalhava em outras marcas.”

Eva ainda explica: “As empresas não se preocupam em jogar fora os tecidos. Já encontrei até revistas de moda no lixo! Ficava indignada, pois alunos de escolas de estilismo, por exemplo, ficariam felizes em ganhá-las. Mas eu era considerada uma garota louca”, recorda. Para a estilista, o futuro não será apenas marcado pela sustentabilidade: “Mas a moda ética vai ter um lugar importante”. Sua moda minimalista, segue pelo mundo fazendo o maior sucesso. Fico daqui torcendo para que cada vez mais os estilistas entrem nessa Moda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário