Traduzindo ao pé da letra, seria uma coleção ou peça inspirada em alguma coisa. Mas a realidade é outra, este nome "Inspired" foi dado à cópias de peças já consagradas no mundo fashion e que viraram objeto de desejo de várias pessoas, como por exemplo as bolsas Alexa da Mulberry e a Birkin da Hermès. Até sapato Valentino Inspired andou surgindo na praça.
* Alexa da Mulberry *Inspired da Pop Up |
*Birkin da Hermès * Inspired da 284 |
Esse assunto já vem sendo comentado há um tempinho, mas para quem ainda não sabe, vou explicar. Bom, os criadores originais das peças, deram seu grito quando questinados sobre a originalidade das mesmas. É que os donos da 284, luxuosa grife paulistana, entraram na justiça, requerendo um atestado de originalidade da cópia da bolsa que fabricavam em moleton. A Hermès não poderia engolir essa. Resultado, está proibida a comercialização das bolsas "Inspired" (cópias) da Birkin e de qualquer outra com o mesmo propósito.
Muitas pessoas me escreveram pedindo minha opinião à respeito, e eu acho o seguinte: a aceitação dessas cópias pela consumidora brasileira foi tão grande, que nos leva a crer que no Brasil não temos estilistas aptos à criar peças que se tornem objetos de desejo. Que é isso, gente? Um país tão criativo, com tantos estilistas reconhecidos internacionalmente, cabe às grandes grifes como a Pop Up, 284 entre outras, valorizar os produtos daqui e os tornar desejados, e não aproveitar do sucesso de outros para engordar o seu caixa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário