Está sendo muito usado neste verão, e apesar do nome, é fabricado no Equador (Cuenca e Montecristi), por lá é conhecido por El Fino.
A palha usada na confecção do chapéu chama-se Toquilla (Cardulovica Palmata), planta encontrada no Equador e em países vizinhos, e é ela que determina, digamos assim, o pedigree do acessório.
O chapéu pode ter vários formatos, mas caracteriza-se principalmente pela cor clara da palha e pela trama que é mais fechada. Recebeu este nome porque o presidente Theodore Roosevelt usou-o durante uma visita ao canal do Panamá, em 1906. Em razão disso, o chapéu tornou-se moda, principalmente para homens, até a Segunda Guerra Mundial.
Nessa mesma época já era usado também por Santos Dummont, e desde então não saiu mais da cabeça de galãs, intelectuais e estrelas de Hollywood.
Aqui no Brasil foi uma marca registrada do nosso saudoso Tom Jobim, e também do nosso papagaio mais famoso, o Zé Carioca.
Hoje caiu no gosto de jovens, homens e mulheres estilosos, que além de se proteger do sol, querem dar um "Up" no visual. Pode ser usado ao ar livre em qualquer época do ano.
Lembre-se que, se você estiver em restaurantes, salas e escritórios o chapéu é sempre retirado, exceto nos locais com público como lobbies de hotel ou shopping. Caso esteja almoçando em um lugar aberto com sol forte, o seu uso é recomendável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário