segunda-feira, 18 de junho de 2012

Moda pede socorro

"Já não é de hoje a discussão sobre a falta de incentivo à indústria da moda brasileira. A falta de mão de obra capacitada, a falta de investimento na produção local, os custos de importação que encarecem o produto final e os altíssimos impostos são alguns dos temas que estão na lista de reclamações dos profissionais do setor.

Com a chegada em peso das marcas de luxo estrangeiras ao país, o Brasil se viu em uma enrascada: o produto final brasileiro anda caríssimo e tem recebido comparações aos das grifes internacionais, muitas com mais de um século de expertise e história e com um marketing feroz. A cadeia da moda aqui no país está cansada de lutar por melhorias sem o apoio do governo — lembrando que essa indústria é uma das maiores geradoras de empregos no Brasil.

Raquel Davidowicz, Reinaldo Lourenço, Alexandre Herchcovitch, Thomaz Azulay e Lino Villaventura ©Marcelo Soubhia/Ag. Fotosite
Por conta disso, no último dia de SPFW Verão 2012/2013, ao final do desfile da Cavalera, muitos estilistas resolveram se juntar para enviar uma mensagem: “Presidenta Dilma, precisamos falar com você! A moda agradece”. A proposta é simples: a indústria, que é a segunda no país que mais gera emprego, quer conversar com a presidenta. A iniciativa surgiu de “muitas discussões e conversas uns com os outros e achamos que tínhamos que conversar todo mundo junto e levar um só recado”, explica Paulo Borges, CEO da Luminosidade, empresa organizadora do SPFW. É a primeira vez que o SPFW realiza um manifesto político, com o objetivo de buscar uma aproximação com o Governo Federal para, em conjunto, formular uma política econômica que torne a moda brasileira ainda mais competitiva. No próximo dia 26, Paulo Borges e estilistas vão se reunir em São Paulo para definir os pontos que irão integrar o manifesto com reivindicações do setor e que deverá ser apresentado à presidente Dilma Rousseff".


por | Moda

Nenhum comentário:

Postar um comentário