quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Óculos, qual o melhor?



Os óculos refletem nossa personalidade, complementam o look, transmitem mensagens, e não podemos esquecer da sua principal função que é de filtrar os raios solares durante todo o ano. E por tudo isso, merecem ser escolhidos com muito cuidado.

Primeiro as lentes devem ter proteção contra os raios UVA e UVB, e a armação correta deve realçar os pontos fortes, esconder defeitinhos, equilibrar linhas de expressão. Mas, para que esta valorização seja possível, algumas regras devem ser seguidas na hora de escolher o seu modelo:

 
*Rosto redondo: Pessoas com esse perfil têm queixo e testa bem marcantes. Em geral a largura e o comprimento do rosto são quase iguais.  Invista em tipos retangulares, quadrados, com hastes grossas e cores claras. Não use os de armação redonda.

*Rosto oval: Esse tipo de rosto costuma ter formato equilibrado, por isso combina com quase todos os  tipos de armações. Pessoas com esse perfil podem também abusar das cores (observando tom de pele).

*Rosto triangular: O rosto triangular é comprido, com testa larga e queixo fino. As armações estreitas equilibram as formas do rosto, especialmente o maxilar inferior estreito.

*Rosto quadrado: Testa larga e maxilar saliente são marcantes neste tipo de rosto. O ideal é usar armações ovaladas em material claro que ampliam a área dos olhos. Esse modelo suaviza o rosto.

Para quem tem nariz largo é apropriado que a ponte (parte da armação que une as duas lentes) seja alta e estreita. Para quem tem nariz grande, a ponte deve ser clara ou um pouco mais baixa que a linha superior da armação. O nariz pequeno combina melhor com pontes altas e arredondadas.

Para cada tom de pele existem também cores mais indicadas; se a sua pele é clara, experimente armações mais discretas ou com um toque de rosa ou âmbar. Padrões tipo tartaruga também ficam bem  em quem tem pele clara e também as armações azuis ou verdes claras tendem a dar cor às bochechas.

Já a  pele mais morena fica  mais favorecida com armações douradas ou metalizadas, as armações de cor âmbar também são indicadas, mas deve-se tomar cuidado com as pretas, pois podem dar um tom muito pesado em rostos mais bronzeados.

Lembre-se de que armações com ângulos e formas retas, deixam a expressão mais séria, ao contrário das arredondadas, que deixam a fisionomia mais leve.

Um último detalhe, ao contrário dos modelos de grau que não podem cobrir as sobrancelhas, as armações para óculos de sol, ficam melhores quando as mesmas ficam cobertas pela armação, mas não é regra, cada caso é um caso. Por exemplo, as armações grandes podem achatar as baixinhas, neste caso, é melhor que as sobrancelhas fiquem de fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário