- O filtro solar (também conhecido como protetor solar) é uma loção, spray ou produto típico que ajuda a proteger a pele da radiação ultravioleta do sol, o que reduz as queimaduras solares e outros danos à pele, intimamente ligado a um menor risco de câncer de pele. Entretanto, a loção de bronzeamento é um termo incorreto para o filtro solar, já que sua função é completamente diferente. A loção de bronzeamento é usada para atrair raios ultravioleta visando atingir um melhor bronzeado.
- O Fator de Proteção Solar (FPS) pode ser qualquer um, mas lógico que, quanto maior o FPS maior a proteção UVB.
- UVB são raios responsáveis por vermelhidão, queimaduras e até câncer de pele.
- UVA são raios que causam efeitos danosos à pele a longo prazo, como envelhecimento prematuro.
- Como já foi citado, não há diferença entre filtro solar e protetor solar. Acima do FPS 30 é considerado bloqueador solar.
- O filtro dever ser reaplicado a cada 2-3 horas depois da aplicação anterior. E ela é necessário principalmente depois que a pessoa sua, seja durante a exposição direta ou durante um esporte, por exemplo.
- A regra é: quanto mais clara for a pele, mais alto deve ser o FPS. Os dermatologistas garantem que vale a pena investir nos fatores de proteção mais altos, mesmo que as diferenças de proteção não sejam muito grandes - o FPS 15 filtra 93,3% da radiação ultravioleta B, enquanto o FPS 30 evita 96,7%.
- O escurecimento da pele é causado pelo aumento ou liberação do pigmento melanina (que é castanho) dentro das células da pele horas após a exposição à radiação ultravioleta.
- Os raios de sol são mais fortes entre as 10 horas da manhã e as 4 horas da tarde, então pausas na sombra são recomendadas entre estes horários.
- Cada tipo de pele pede um produto diferente. Pessoas com pele seca ou mista podem optar por produtos em creme ou loção. Já para quem tem pele oleosa, o ideal é usar em gel e oil-free, para não aumentar a oleosidade e evitar a ocorrência de cravos e espinhas.
Lembre-se sempre da hidratação com líquidos!!
Por Thaís Gouveia
Nenhum comentário:
Postar um comentário