A comunicação (falar e ouvir) é extremamente importante para um bom relacionamento entre as pessoas. Diversas opiniões são apresentadas sobre o conceito de comunicação, mas o que devemos ter sempre em mente, é que um comunicador é antes de tudo um bom ouvinte.
Ouvir, normalmente é muito mais difícil do que falar. Ser um bom ouvinte deve fazer parte de nosso dia a dia, da nossa regra de boa convivência.
O que as pessoas mais desejam é ser ouvidas, comprendidas e respeitadas. A partir do momento que elas percebem que estão sendo compreendidas sentem-se mais a vontade para aceitar o seu ponto de vista.
Algumas pessoas têm a capacidade de fazer com que qualquer pessoa que lhe dirija a palavra, se sinta especial, única naquele momento.
Em geral as pessoas fazem cursos para aprender a falar objetivamente, mas uma pequena minoria se preocupa como receber as mensagens que lhe são transmitidas. A dificuldade de falar do outro, pode significar muita coisa, timidez, medo de se expressar, e isso pode fazer com que você perca boas oportunidades por não saber ou não ter paciência para escutar.
Em primeiro lugar, olhe nos olhos quando fizer uma pergunta, transmitindo segurança à outra pessoa. Faça uma pergunta de cada vez, dê tempo para que a outra pessoa responda. Demonstre que está verdadeiramente prestando atenção; ajude seu interlocutor a sintetizar o raciocínio e o incentive a fornecer mais informações, se realmente for necessário.
Evite interromper e escute tudo antes de manifestar sua opinião. Quem sabe somente no final da explicação vem o que realmente lhe interessa?
Ouvir corretamente é uma habilidade, e ela deve ser conquistada com tempo, paciência e muita prática; faz parte da competência de quem quer alcançar o sucesso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário