quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Calendário fashion

Olá!
Depois de um pequeno recesso em nossas postagens, chegou a hora de colocar a casa em ordem e voltar ao trabalho. Apesar de ter viajado bastante por aí, não fiquei desligada das novidades e nem das  notícias do mundo e muito menos da moda.

Alguns acontecimentos fashion já se foram, como é o caso do Fashion Rio, que começou no dia 10/01 e foi até 14/01, apresentou a coleção para o inverno 2012. O  tema desta edição foi "Sou Rio, essa bossa é nossa"; não trouxe muitas novidades, mas como sempre os desfiles nos deixaram com água na boca, e  a certeza de que o inverno vem recheado de conjuntinhos bem anos 90, ou seja, se até agora estamos descombinando estampas, agora vamos combinar tudo de novo, a mesma estampa da cabeça aos pés, bem clássico.


A principal semana de moda brasileira, São Paulo Fashion Week, aconteceu entre os dias 19 a 24/01, e trouxe como sempre não só as marcas comerciais mais importantes do país, mas também talentosas grifes como Maria Bonita, Osklen e Neon. Entre os estilistas consagrados, destaque para Alexandre Herchcovitch, Reinaldo Lourenço e Gloria Coelho, mas com destaque mais que especial para Samuel Cirnansck que merece um post especial, foi um espetáculo à parte.

Está acontecendo a Paris Alta Costura que termina hoje. Um evento para poucos e abastadíssimos, a temporada de alta-costura parisiense costuma atrair celebridades na platéia, à procura do próximo vestido que usarão no tapete do Oscar. É onde, aliás, os modelos de maisons como Chanel, Yves Saint Laurent e Gaultier mais ganham exposição.

 Mas ainda teremos alguns acontecimentos, segue o calendário:

*Nova York - Inverno 2012 - 9/2 a 16/2/2012
Considerada a semana de moda mais comercial entre as principais temporadas de moda internacionais, a de Nova York apresenta mais de 80 de desfiles, misturando muitos nomes desconhecidos a ícones da moda mundial, como Calvin Klein e Oscar de la Renta,  a nomes talentosos do cenário fashion contemporâneo como Zac Posen e Marc Jacobs, o último será o grande destaque do evento.

*Londres - Inverno 2012  - 17/2 a 22/2/2012
A semana de moda de Londres é relativamente nova (1983), mas já foi uma das mais aguardadas, por seu caráter de ousadia e vanguardismo. Depois de perder alguns de seus nomes mais importantes como Alexander McQueen e Hussein Chalayan, aposta nos jovens talentos e em estilistas tradicionais da moda inglesa. Entre os destaques da programação estão Burberry, Vivienne Westwood e Paul Smith.

*Milão Feminino - Inverno 2012 -  22/2 a 28/2/2012
A semana de Milão (Milano Moda Donna) atrai a atenção do mundo todo por contar em seu elenco com uma das marcas mais desejadas e copiadas do mundo, a Prada. A moda italiana é conhecida por um prêt-à-porter de luxo aprimorado, calcado na alfaiataria e subvencionado pelos acessórios e em marcas como Fendi, Dolce & Gabanna, Versace, Roberto Cavalli e Giorgio Armani.

*Paris Feminino - Inverno 2012  - 28/2 a 7/3/2012
Paris continua sendo a meca da moda mundial. Durante a semana prêt-à-porter parisiense, os olhos  de compradores, imprensa e fashionistas de todo o canto do planeta se voltam para as coleções e tendências apresentadas no evento. Alguns dos nomes mais tradicionais da moda mundial, como Chanel, Balenciaga, Christian Dior e Givenchy, se unem a algumas das mais importantes marcas da atualidade, como Alexander McQueen, mesmo após a morte de seu estilista, e Viktor & Rolf. Destaque para a presença do prodígio brasileiro Pedro Lourenço.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Regra 5 por 1

Muitos e-mails e a maioria deles, dúvidas. Seja em relação ao que vestir, o que levar para uns dias na praia, e outras mais; mas a mais pertinente é em relação à quantidade de roupas que  se deve conservar no armário.

Vamos lá, para responder essa pergunta corretamente, eu precisaria saber o tipo de vida e estilo de cada uma, mas existe uma regrinha super valiosa: um guarda-roupa que funciona tem que ter mais partes de cima do que partes de baixo. A  proporção é de 5 blusas para cada calça/bermuda/saia que você  tiver.


E por que isso? Porque,  a blusa é o que fica mais perto do rosto, e por isso chama mais atenção, acaba sendo a peça que as pessoas mais gravam. Se você repetir uma mesma calça com cinco partes de cima diferentes, passa a impressão que usou cinco roupas diferentes, e se usar uma mesma parte de cima com cinco calças diferentes, parece sempre a mesma roupa.

Portanto não adianta ter um monte de roupa igual, vale mais a pena ter um pouquinho de cada. Mesmo porque os lançamentos estão chegando cada vez mais rápido, dá uma vontade louca de comprar as novidades; e armário abarrotado está fora de moda, consumo consciente é a nova  ordem fashion.

E nessa de proporção,  o vestido deve ser a peça que deve ocupar menos espaço no  armário, porque permite menos variação e coordenação com outras peças; mas ao mesmo tempo, quebra o maior galho quando estamos com preguiça de pensar em fazer  produções.

2012


Estou de volta e desejo à todos um ano muito especial e abençoado por Deus com muita saúde, paz e prosperidade!